07 de setembro – uma data especial no Julinho

No colégio Júlio de Castilhos, o 07 de setembro é letivo, a escola não faz feriado e realiza todos os anos um grande evento para comemorar a histórica participação de seus alunos na criação e consolidação da cultura gaúcha.

O fato é que um grupo de alunos do Julinho, há muitos anos, idealizou e realizou o acendimento da chama farroupilha, dando origem ao movimento tradicionalista gaúcho, marca genuína de nossa história e cultura.

Neste ano a atividade foi ainda mais especial, por recebermos a visita do líder desse grupo de alunos e modelo vivo para a estátua do Laçador, que acolhe todos os que chegam à capital, nosso ex-aluno Paixão Cortes.

Foi uma tarde repleta de emoções. Houve apresentação de danças gauchescas, premiação dos vencedores do concurso de textos organizado pela professora Mara junto com a Biblioteca, apresentação da Banda Juliana, além da degustação de um entrevero muito bem preparado pelo professor Douglas e equipe.

O ponto alto do evento foi a chegada dos cavalarianos representantes do MTG para buscar o acendimento das chamas, que são acesas na pira do Julinho e levadas para o Parque da Harmonia para as comemorações da semana farroupilha.

A participação da comunidade escolar demonstrou mais uma vez o apego que alunos, alunas, pais, mães, professores e professoras do Julinho tem com a história e cultura de nosso estado.