70 anos da Chama Crioula

                                                                                                                                                                                                                        Fotos 2016

           A Chama Crioula

           Histórico da Chama Crioula

No ano de 1947 foi criado em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos, um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da história gaúcha. Naquele momento, um grupo de jovens do colégio manifestou o desejo de fazer, de a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão Rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia. O ato ocorreu em 5 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois três daqueles jovens (Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando vieira) também de a cavalo retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, a meia noite do dia 7, acendendo o candeeiro crioulo que foi  guardado no Colégio Julio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. A Chama Crioula traz em si o reconhecimento que temos pela história e pela trajetória social do gaúcho.

Desde então, o acendimento e distribuição da chama crioula se repete anualmente e no dia sete de setembro, cavalarianos do MTG, acendem um candeeiro com a chama crioula, que arderá até 20 de setembro, no Colégio Júlio de Castilhos  e seguem  para o Parque Harmonia, para abrirem oficialmente o acampamento farroupilha e onde a Chama Crioula permanecerá até o dia vinte de setembro.

Neste ano a Chama Crioula está completando 70 anos e o Colégio já esta se preparando para o evento. Participe do acendimento da Chama Crioula dia 07/09/2017 no saguão do Colégio Júlio de Castilhos.

Convidamos toda a comunidade escolar a participar deste tradicional evento. 

*Programação:

Data: 07/09/2017

Local: Saguão do Colégio Estadual Júlio de Castilhos.

16h – Apresentação de danças tradicionalistas do DTG Laço da Querência do Clube do Professor Gaúcho.

16h30min – Apresentação da nossa premiadíssima Banda Marcial Juliana.

17h – Recepção do cavalarianos do MTG e acendimento do candieiro do Colégio com a Chama Crioula.

 

                                                       Encontro com o MTG agosto 2017

Compartilhar este post

%d blogueiros gostam disto:
contador de acesso grátis